A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Quem roubou meu chão?


Quando a tragédia encontra as pessoas boas

                Há ocasiões em que a dor que sentimos parece ser maior que a vida. São momentos em que o mundo fica cinza e todas as certezas desaparecem. Tiram o nosso chão. Nada mais faz sentido. Não adianta se perguntar onde foi que erramos, pois a questão não é o erro. A questão é que estamos vivos, somos humanos e vivemos ao lado de seres humanos. Errantes. Falhos.

               No auge da dor a impressão que temos é que vamos vomitar nossos órgãos, um a um. É triste constatar que a vida não segue uma lógica. Pessoas más prosperam diante dos nossos olhos. Pessoas boas são acometidas de males terríveis. Justamente os justos. Não é a toa que alguém disse um dia "Se Deus trata asim os seus amigos, imagine os seus inimigos..."Mas o Pai continua sendo Deus bondoso. Perdoa as nossas reclamações, indignações e ingratidões.

              Ele não evita que o sofrimento chegue até os seus. As regras do jogo estão postas para todos, mas Ele nos sustenta até o fim. Mesmo que todos nos sejam infiéis. Mesmo que nossa confiança nas pessoas que amamos seja tremendamente abalada. Mesmo que todos venham a nos ferir - e ferirão - Ele é o Deus de amor. Um amor que não é superprotetor, é inteligente e nos fortalece para que vençamos as batalhas dessa vida.

              Dói. Um dia de cada vez. Um espinho retirado a cada manhã. Nem toda tragédia, creio eu, ocorre por um propósito específico. Mas desejo que cada uma delas sirva pra alguma coisa. E que elas sejam abreviadas nessa jornada até o destino final, a nossa casa celestial. Enquanto isso, que os queridos enviados pelo Pai continuem a nos abençoar com sua presença. Sigamos o nosso caminho, ainda que seja uma via dolorosa.

             Parece-me que toda vez que um cristão se propõe a explicar certos aspectos da vida às pessoas, baseado em suas reflexões teóricas, não muito tempo depois, ele acaba tendo de experimentar a prática. Se minha voz tivesse força igual a imensa dor que sinto, meu grito acordaria não só a minha casa, mas a vizinhança inteira - quem sabe, todo o mundo. Quis falar sobre sofrimento, agora começo a saber bem do que estou falando. Eis-me aqui, Senhor.

            Maus somos eu e os outros. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. O Deus que é bom!