A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





quarta-feira, 6 de julho de 2011

Uma fé sadia para um mundo melhor

           

           A despeito de todas as previsões para o fim dos tempos e para a volta de Cristo, precisamos nos importar com o tipo de vida que vivemos enquanto estivermos aqui. A fé sadia tem como uma de suas funções proporcionar ao fiel um equilíbrio acima da média. Espera-se que uma pessoa de fé seja alguém que busca desenvolver uma maior capacidade de amar e perdoar. Nesse sentido, entendo que a espiritualidade é, de certa forma, uma maneira de sermos pessoas mais maduras.

            Percebo que, pelo menos na minha vida, a fé já mostrou sua enorme eficácia. Não fosse eu um jovem com vivência espiritual, jamais teria passado por momentos tão complicados com alguma serenidade. A busca pelo sagrado é uma aventura das mais fascinantes. A compreensão que temos do divino acaba norteando toda a nossa vida. Ao contrário do que pensam alguns, a fé nem sempre é um refúgio para os infantis. É bem verdade que há aqueles que procuram encontrar em Deus aquele pai que nunca tiveram. Mas o Deus que eu conheço, para o qual me ajoelho e oro, não faz de seus filhos covardes nem alienados. Pelo contrário. Ele zela pela liberdade - afinal, seres sem livre arbítrio nunca seriam capazes de amar. Ele sofre conosco a cada experiência dolorosa, pois sabe que sem uma dose de dor não há crescimento.

         Existe uma fé inteligente. Que caminha no rumo do auto-conhecimento e da paz. Sem radicalismos. Sem fundamentalismos. Por isso eu fico mesmo é com o filósofo Soren Kierkegaard:                  

           "A fé é a maior aventura existencial. Para os fracos, ela constitui abrigo, segurança. Para os fortes, a fé é uma aposta, uma aventura arrojada, um mergulho no Desconhecido. A fé do fraco é acomodação às circunstâncias, sujeição ao que se julga imutável. A fé do forte é a certeza da superação de todas as circunstâncias, de algo maior do que as limitações do presente, a antecipação de um futuro aparentemente improvável."

             
           Que nós possamos um dia entender que nenhuma palavra fala mais alto que o exemplo e que este não é a melhor maneira de se influenciar a sociedade. É a única. Além disso, não se trata de um exemplo puramente moral. O homem de fé não precisa ter aquele estereótipo de "certinho" ou de cisudo, mal humorado. Ele deveria ser um cara de bem com a vida. Um "gente boa" por natureza. Ser seguidor de Jesus é difícil, sim. Mas também nos traz paz e alegria. Para que os outros possam querer fazer parte da família de Deus, é preciso que percebam que nós, que já fazemos parte dela, somos felizes por sermos cristãos. Por isso concordo com o também filósofo Friedrich Nietzsche: “Se mais remidos se parecessem os remidos, mais fácil me seria crer no redentor”. 


            Houve períodos na história em que os intelectuais apostaram na extinção da religião e da fé. Pensavam que, em um mundo automatizado, cheio de tecnologia, não haveria espaço para a crença em Deus, pois esta seria considerada ultrapassada, coisa de ignorantes. Estavam errados. A ciência descobriu que o ser humano possui uma área do cérebro reservada para a fé. Ou seja, a espiritualidade jamais será abolida da raça humana, pois é uma dimensão da própria existência. É uma necessidade do homem. Ainda que seja ateu, esse ateísmo é uma forma de exercer sua crença.


             Uma fé sadia atrai os incrédulos para perto de Deus...  Está provado pelas pesquisas que a melhor forma de evangelismo é a convivência com os crentes transformados. A maioria dos que se convertem, o fazem porque conviveram com alguém que deu um bom testemunho de vida. Sem fanatismo. Mas com raiz fincada naquilo que é bom. Naquilo que é agradável. Naquilo que é de bom gosto. Seja essa a nossa experiência do sagrado. Uma espiritualidade inteligente e madura.