A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





sábado, 11 de fevereiro de 2012

O complexo de Marta


         
         É interessante como as passagens registradas ao longo das Escrituras refletem muito daquilo que somos enquanto seres humanos. O Evangelho nos relata uma das visitas de Jesus á casa de Marta e Maria, irmãs de Lázaro (Lc 10:40). Marta recebeu Jesus em sua casa, mas ficou muito ocupada com todo o trabalho da casa. Enquanto isso, Maria, a sua irmã, ficou sentada aos pés de Jesus ouvindo o que ele ensinava.

        Marta vendo isso, perguntou a Jesus: - O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar! Mas Jesus respondeu: - Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.

        É nítido que Marta tinha enorme amor por Cristo! Ela o recebeu em seu lar, o tratou muito bem e estava preocupada em fazer o melhor para Ele. Ela queria oferecer a Jesus o máximo que lhe era possível. Já Maria, do seu jeito, também O amava muito. E preferiu absorver o máximo de conhecimento espiritual oferecido por Jesus.

         São duas condutas diferentes. Mas perceba que ambas as irmãs amam Jesus. Mas cada uma delas tinha uma visão diferente a cerca do que fazer para expressar seu amor. Uma queria muito agradá-lo. A outra queria ficar aos pés do próprio Deus encarnado, aprendendo tudo o que fosse possível e desfrutando de sua divina companhia.

       Será que temos dado prioridade àquilo que realmente importa? É muito bom agradar a Deus com nossos afazeres, com as coisas que supostamente fazemos "para Ele". Mas o próprio Cristo nos ensina que aprender com Ele, ter comunhão, dar atenção à dimensão espiritual, sempre será mais importante do que fazer coisas "para ele".

      Muitas pessoas estão discutindo, agredindo e ofendendo seus irmãos por causa das coisas que pretendem fazer "para Deus". Costumo chamar isso de ativismo religioso. Há muita gente ativista nas comunidades cristãs. Gente com a melhor das intenções. Mas que deixam de lado a parte mais importante em prol das atividades religiosas do templo.

        Mais um congresso, mais uma reunião, mais uma assembleia, mais um culto. Tudo isso tem o seu valor. Mas não pode suplantar o mais importante: estar aos pés de Jesus. E muitas vezes, para ficarmos aos pés de Jesus, em comunhão com Ele, precisamos abrir mão de fazer as tarefas que supostamente são feitas para Ele.

         Pode ser que ficar aos pés de Jesus, signifique acudir alguém em detrimento, inclusive, de comparecer a alguma atividade da igreja. Pois pessoas sempre serão mais importantes do que as tarefas, conforme nosso próprio Pai Celestial nos ensina...