A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O verdadeiro ímpio

                                

"Bem aventurado o homem que não anda segundo os conselhos dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores , nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Salmo 1:1)

Esse salmo é um dos preferidos dos religiosos. Muita gente obrigava crianças a decorar essa porção da Escritura. Na mente tacanha de alguns, o ímpio é aquele que não frequenta a "igreja". É qualquer um que não confesse a mesma fé. Os pecadores e escarnecedores, para eles, são aqueles que fazem uma rodinha e gargalham, tomam cerveja, fazem bagunça e coisas parecidas...

A pergunta que temos de fazer diante desse texto, na verdade, não é o que o salmista pensou quando escreveu esse texto e, sim, o que Jesus tem a dizer sobre o assunto e como ele encarnou a Palavra de Deus. Pois afinal, "o verbo se fez carne". Isso quer dizer que Jesus é a encarnação de tudo aquilo que se verbalizou sobre Deus até então.

Olhando para o sentido etimológico da palavra, ímpio é aquele que não é "pio", ou seja, que não tem piedade. E a piedade tem sua maior manifestação na misericórdia, na compaixão. Nada tem a ver com a nossa interpretação simplória de piedade como "esforço religioso de se comportar adequadamente".

Quando olhamos para esse salmo com a perspectiva de Jesus, vemos que ímpio é aquele que não tem espaço para a misericórdia em seu coração. É o sujeito que começou a achar que sabe das coisas e começa a olhar os outros de cima para baixo, com aquele olhar de condenação! Basta ver como Jesus tratou as pessoas enquanto esteve na Palestina.

Jesus andou com com todo tipo de gente! Os mais "mal falados" de sua época! Mas Ele não andava junto aos fariseus. Justamente os mais religiosos de seu tempo. Os mais "justos" aos olhos da sociedade. A "roda dos escarnecedores" naquela época era principalmente o próprio templo! Ali é que as pessoas escarneciam de Deus, enganando os outros em nome do Eterno! É só perceber que Jesus andou com ladrões e prostitutas, mas não se misturava com os religiosos hipócritas!

Ímpio mesmo é aquele que sutilmente nos envenena com mil disfarces. É aquele que, em seu conselho só carrega juízo contra os outros! Não há misericórdia nele. O pecador para Jesus é aquele que não é capaz de se enxergar como tal. Basta ler a parábola do fariseu e do publicano!

Ímpio mesmo é aquele que vive com o dedo em riste apontando os pecados dos outros e vivendo para ditar normas na vida das pessoas.

Jesus é a síntese de toda a Escritura! É sob o ponto de vista dele que devemos nos colocar... Amém!