A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Como funciona a oração


       Você já parou para se perguntar como funciona o mecanismo da oração? Confesso que já o fiz muitas vezes. Nunca entendi por que uns eram atendidos e outros, não. Quem nunca desconfiou que orar não funciona? Houve um tempo em que eu cria que se eu fosse fiel a Deus, Ele concederia todos os meus desejos (um gênio da lâmpada!) e daria vantagens a mim quando eu tivesse alguma disputa com algum incrédulo, ou alguém que não ora como eu oro. Pensava eu que minhas súplicas "moviam a mão de Deus". Ainda não tinha lido: "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, SEGUNDO A SUA VONTADE, ele nos ouve". (I Jo 15:14)

      Imagine que você está tentando a vaga num emprego. Concorrem com você umas trinta pessoas. Você acha mesmo que aquele candidato que conseguiu reunir o maior número de intercessores é o que vai levar a vaga no emprego? Se assim fosse, Deus seria manipulável. Seria alguém sempre pronto a satisfazer nossas vontades, ainda que não sejam legítimas. No exemplo do emprego, pelo menos o desejo é válido, a lógica da oração é que precisa ser revista.

A Bíblia não garante que Deus atenderá nossos pedidos exatamente como foram feitos: pode ser que a vaga no estacionamento não seja encontrada e que chova no dia da festa. A oração não se presta a fazer Deus trabalhar para nós, atendendo nossos caprichos e provendo o nosso conforto. Já que a causa da oração simples é a ansiedade, a resposta de Deus é a paz. O resultado da oração não é necessariamente a mudança da realidade a respeito da qual se ora, mas a mudança da pessoa que ora.
Ed René Kivitz 

        Perceba que a oração deve ser feita sempre, mas o assunto está extremamente vinculado à paz gerada pelo ato de orar: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petiçöes sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos coraçöes e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6-7). 


     Saber que as preces não funcionam de forma mágica para obtermos os objetos de nossos desejos não deve nos tirar o estímulo de orar. Pois a maior vantagem de quem ora é a paz. Quem ora quando está aflito ou ansioso recebe a bênção de ser consolado. Quem ora desenvolve maturidade espiritual. Sabendo que, para que sejamos atendidos, temos que estar alinhados com a vontade do Pai, procuramos orar por coisas mais nobres. Mas isso não quer dizer que não possamos orar por coisas pequenas como para fechar um contrato ou conseguir achar um sapato perdido. Orar, por si só, já é um ato benéfico.


     Apenas ocorre que o conteúdo das nossas orações revela as coisas que ocupam nosso coração e a nossa mente. Se estamos sempre orando por coisas egoístas, isto nos mostra como estamos auto-centrados e ensimesmados. Se todas as suas orações são pedindo coisas para si mesmo, é hora de pensar um pouco...


   Robert Schuller diz que orar a Deus com a finalidade de que Ele conceda todos os nossos desejos é o mesmo que estar com o barco na beira da praia, jogar a âncora e puxar a corda para a praia chegar mais perto do barco. Na verdade é o barco que deve chegar mais perto da praia, não é mesmo? Assim também quando se ora, somos nós que chegamos mais perto de Deus e, não, Deus que se aproxima de nós. Por isso, alguém que ora bastante vê que suas orações são eficazes. É o homem que fica pertinho do Pai e começa a orar de acordo com Sua vontade e, não, Deus que fica saturado de tanto ser incomodado por seus filhos chatos e concede o que queremos.

       Será que você acredita em um anjinho que protocola suas súplicas? Francamente...


      O nosso raciocínio é que se nós oramos e não conseguimos o que queríamos, de nada adiantou o fato de temos orado. Mas já imaginou Deus dando tudo o que todo mundo pede? O mundo não seria habitável! Três, cinco, ou dez pessoas, querendo namorar a mesma pessoa, pediriam a Deus o amor desta. E ela se apaixonaria pelas dez ao mesmo tempo. Manipulação... Não daria certo nunca!

     Achar que vamos conseguir tudo o que a gente quer simplesmente porque fazemos coisas para Deus, é idolatria. Pois os ídolos são aqueles que pedem favores espirituais para agir. Oração a Deus é uma espécie de recurso para purificar os nossos desejos maus e não uma forma de ser o queridinho do Papai!


     Nada tem a ver com aquilo que nós tentamos fazer. Queremos bajular a Deus para amolecer Seu coração bondoso. Como se a quantidade de horas de adoração fossem contabilizadas para que depois nós as sacássemos, como se fosse um crédito. Não podemos convencer a Deus de fazer aquilo que nós achamos que é melhor para nós. Por isso diz o salmista: "Deleita-te no Senhor e Ele concederá os desejos do teu coração." Pois enquanto estamos de joelhos na presença de Deus, nossos desejos são alinhados com os desejos de Deus, por isso Ele concede.


    Nas palavras de Santo Agostinho: "Rogamos àquele que conhece, conforme suas próprias palavras, aquilo que nos é necessário, antes mesmo de lhe pedir-mos. Temos de entender que o intuito do Nosso Senhor e Deus não é ser informado sobre nossa vontade, que não pode ignorar, mas despertar, pelas orações, o nosso desejo para aquilo que nos quer dar e que, realmente, é imensamente grande!"


     Não me importo com a forma como oro. Nem me preocupo se minha oração é razoável ou não. Apenas converso com Meu Amigo e ponho para fora o que está no meu coração. Quero colocar diante dele tudo aquilo que me aflige. Mas espero que eu aprenda a ser mais nobre e maduro e orar por coisas mais dignas a cada dia. Pois a oração me leva para perto dele e faz de mim um discípulo que tem paz, alegria e perseverança.

   Precisamos aprender o segredo do contentamento, estar satisfeito em toda e qualquer situação (na linguagem de Paulo). Precisamos beber da água que sacia para sempre a nossa sede (linguagem de Jesus).

     Dostoiévski diz que o vazio no peito do ser humano é do tamanho de Deus. Por isso eu quero encher-me do Eterno. E, se na minha vida vai dar tudo certo, eu não sei, mas que vou orar até o fim, isso vou...

2 comentários:

  1. Denovo muito bom... e o que é bom tem que ser repassado! Vai direto para o FACE... Abraços!

    ResponderExcluir
  2. gosto dos sensatos ...e dos que entenderam que DEUS nao é aquele "genio" que esta a conceder todos os nossos desejos ....porque existe algo mais especial de tudo que é " a vontade DELE " e ai de nós se nao fora a sua vontade que prevalecece.... fiquem todos na PAZ DO SENHOR ...

    ResponderExcluir

Comentários