A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





quarta-feira, 4 de julho de 2012

A maior evidência da presença de Deus



            Uma das mais extraordinárias compreensões sobre o evento do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, narrado no livro de Atos dos Apóstolos, é a de que tal evento é a reversão do que ocorreu na Torre de Babel.

            Na Torre de Babel, o homem queria afirmar seu nome acima do nome de Deus. E, por isso, houve confusão de línguas, de forma que os que ali estavam não se entendiam mais. Cada um passou a falar uma língua diferente. A vaidade, prepotência e egocentrismo resultam nisso: ninguém se entende. Pois assumimos a condição de egos absolutos.

         Quando reunimos um bando de egos absolutos, formamos uma multidão de egoístas, que se acotovela em busca da satisfação pessoal.

          No Pentecostes, ocorre o contrário. Mesmo falando idiomas diferentes, cada um entendia tudo o que se falava, como se estivesse sendo dito na sua própria língua! Os homens são movidos pelo Espírito de Deus e voltam a se entender. A multidão de indivíduos se transforma em comunidade.

           Na multidão daqueles que creram, uma era a mente e um era o coração! Quando o Espírito Santo é derramado sobre nós, nós deixamos de ser uma multidão violenta e egoísta e passamos a ser uma comunidade de partilha. Convertemo-nos não só a Deus, mas, necessariamente, ao próximo.

        A grande evidência da presença de Deus entre nós é a conversão do nosso coração ao próximo. Por isso o fruto do Espírito é amor, paz, alegria, mansidão, fidelidade, domínio próprio, paciência, bondade, benignidade.

        Isto é, o que Deus gera em nós é a capacidade de conviver com o outro, de etnia diferente, de classe social diferente, de cultura diferente, de ideias diferentes, de temperamento diferente, e, ainda assim, manifestar o amor de Deus na vida dessas pessoas diferentes.

         Que possamos aprender a abrir mão de nossos direitos e prerrogativas em prol do outro. Amém!