A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





sábado, 12 de novembro de 2011

Quando tudo não é o bastante



         A palavra hebraica "shalom", que geralmente é traduzida como "paz", na verdade significa muito mais do que isso. Ela traduz a plenitude. Ela simboliza a plena saciedade. "Shalom" quer dizer harmonia, estado máximo de bem-estar. É isso que Deus deseja para a humanidade. Mas este estado de vida somente é possível de ser alcançado por aqueles que desfrutam de um relacionamento pessoal com o Criador.

         O rabino Harold Kushner fez uma brilhante leitura do livro de sabedoria hebraica chamado Eclesiastes. À esta sua obra o autor deu o título "Quando tudo não é o bastante".  A Bíblia Sagrada nos mostra que dentro de nós há um abismo, um poço sem fundo. Esse vazio somente pode ser preenchido pelo shalom de Deus. Sem Deus, não adianta ter tudo aquilo que a vida pode oferecer de bom. Por isso vemos tanta gente que tem de tudo e, ainda assim, vive com um infinito senso de falta. Precisa sempre de mais um gole, de mais um trago, de mais uma propina, de mais uma transa ilícita num lugar perigoso.

         É por isso que na oração que Jesus nos ensinou, o "Pai Nosso", Ele nos orienta a pedir o "pão de cada dia". Não é de comida que Ele está falando. O próprio Cristo nos disse que não precisávamos nos preocupar com o que haveríamos de comer. O que Ele quer nos mostrar aqui é que devemos pedir a Deus não o pão material, mas o pão que nos sacia eternamente, o Pão da Vida. Devemos ansiar pela fartura plena. Aquela que preenche os buracos da alma! Pois, infelizmente, há aqueles que tudo têm, mas esse tudo nunca é o suficiente.

        Sem Deus, mesmo que tenhamos tudo, esse tudo não será o bastante. Caminhar com Jesus não é seguir códigos morais, dogmas e rituais religiosos. Andar com Cristo é aprender a ter saciedade plena. É aprender a desenvolver essa satisfação espiritual, independentemente das coisas que possuímos ou deixamos de possuir. O maior bem que precisamos ter é a intimidade com o Senhor! Pois, assim, aprendemos a estar contente em toda e qualquer situação.

       O apóstolo Paulo também nos ensina isto quando diz: "Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece" Fp 4:12-13.

        Que nós possamos aprender a ter a plena paz a cada dia. Fartura de alegria. É curioso como Deus dá dons diferentes às suas criaturas e estas, ainda que não estejam conscientes, declaram a grandeza das Suas obras... Aliás, pode ser que tenha sido nisso que pensou a cantora Marisa Monte, quando fez sua descrição de Paraíso, que talvez seja uma das melhores já feitas:

Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão

Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraíso se mudou para lá

Por cima das casas cal
Flores em qualquer quintal
Peitos fartos
Filhos fortes
Sonho semeando o mundo real

Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa

Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar

Em todas as mesas pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção

Tem um verdadeiro amor
Para quando você for...

        Quanto mais próximos formos de nosso Criador, mais teremos a sensação de saciedade e de plenitude, que vem dele. Pois certo é que nenhuma riqueza desse mundo pode satisfazer um coração com sentimento de eterna falta, pois este tem dentro de si uma sanguessuga. Que o nosso objetivo seja nos enchermos daquele que sacia a nossa alma, o Pai celestial.

Shalom!