A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A privatização do Divino



             Quem pertence a uma religião acaba correndo o risco de passar a achar que a sua compreensão do divino é a única correta. A única possível. Isso implica grande perigo. Quando confundimos o Jesus do século primeiro com o Jesus neoevangélico, por exemplo, incorremos numa grave distorção.

             "O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mt 8:20). Isso foi o que Jesus disse. O Filho do Deus vivo não fez para si ao menos uma cadeira, apesar de ser carpinteiro... Será que é possível imaginar esse Jesus numa igreja evangélica hoje? Se ele declarasse que não tem onde reclinar a cabeça, seria repreendido pelo "apóstolo". E pior: seria repreendido em nome de Jesus!

              Afinal, o que é isso, Jesus? Teu Pai te pôs como cabeça e, não, como cauda... Você é filho do Rei e está aqui para "comer o melhor dessa terra". Jesus seria discipulado por alguém que lhe diria que Ele precisa deixar de pensar pequeno. Pois "Deus tem grandes bênçãos para os seus". Que mal há em querer ter casa de praia, carro do ano, fazer viagens a Europa, ser chefe, dono de empresa?

              Infelizmente há muita gente que se apropria de bordões gospel e pensa que isso é ser cristão. Como se chamar aos outros de "abençoados" ou "varão", demonstrasse a "santidade" do indivíduo... Tenho muita dificuldade de lidar com gente que tenta provar pra todo mundo sua espiritualidade "acima da média".

           É triste constatar isso. Mas parece que se Jesus tivesse vindo ao mundo nos nossos dias, Ele não seria um "bom evangélico"...

            Aliás, muita gente precisa enxergar que a sua versão do Evangelho é apenas uma versão. Não é a única e, portanto, não é, necessariamente, a melhor. Por isso o Criador pode não ter a forma que atribuímos a Ele. Por isso não se pode privatizar a Deus. Ele está muito acima de todas as características que podemos atribuir a Ele.