A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





domingo, 31 de julho de 2011

Desejos


 O hedonismo é uma corrente filosófica que entende que a felicidade somente pode ser alcançada através da busca pelo prazer e pela diminuição da dor. Segundo essa doutrina, o prazer chega a ser visto como o próprio sentido da vida, sendo um bem em si mesmo. A escola hedonista cirenaica preceitua que quanto mais intenso for e quanto mais tempo durar o prazer, melhor viverá o homem. 

 A sociedade chamada pós-moderna é demasiadamente influenciada pelo hedonismo. Em nossos dias, ser feliz significa basicamente ter coisas suficientes para nossa satisfação. O consumo desenfreado, marco do capitalismo, é um retrato do mundo atual, o que faz com que cresça, sem parar, o abismo que separa aqueles que podem possuir as maravilhas da tecnologia daqueles que vivem à margem de tudo isso.
 A própria filosofia, através de muitos de seus mais famosos representantes, reconhece que se todos os seres humanos buscassem, o tempo todo, a satisfação de suas próprias vontades, acima de qualquer coisa, o mundo seria um caos maior do que já é. O pouco de ordem que conseguimos manter para que a Terra continue a ser um lugar habitável provém da capacidade que tem o homem de refrear seus instintos diante dos outros.
 O que a sabedoria cristã quer nos ensinar é que se você tiver uma experiência profunda com o divino, depois de algum tempo você vai perceber que todo o resto não vai fazer tanta diferença assim. Se formos ricos ou pobres, não vai fazer tanta diferença assim. Se minha saúde vai ser plena ou se vou estar doente, não vai fazer tanta diferença assim. Se eu estou bem empregado ou mal empregado, não vai fazer tanta diferença assim. Se eu vou poder ter filhos ou não, não vai fazer tanta diferença assim. Pois “ser cheio de toda a plenitude de Deus” significa não precisar de mais nada. É chegar a um estágio da existência em que nada mais importa muito.
 O conselho do apóstolo Paulo que, inclusive, conhecia muito bem a filosofia greco-romana, é: “Revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne” (Rm 13:14). Porque não é a satisfação dos nossos desejos que vai trazer a felicidade plena. O vazio do coração humano é eterno e só pode ser preenchido pelo Eterno. Por isso, sem comunhão intensa com Deus, sempre vai parecer que falta alguma coisa e a infelicidade será crônica.
O grande segredo para a satisfação e a felicidade plena é servir ao próximo. É isso que Jesus explica ao longo de todo o seu ministério terreno e nós, até hoje, não entendemos muito bem. Aproxime-se do outro e você terá mais chances de experimentar o amor de Deus. Busque a comunhão com o Pai e você terá superado o vício do desespero.
14/06/10. Denilson Basílio Costa