A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Grande Proposta Existencial

     

   
Mateus 25:31. ""Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda."Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' "O Rei responderá: 'Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'. 
            Sabemos que Deus age na história da humanidade transformando maldosos em bondosos. Homens e mulheres que eram maldosos, mas que nascem denovo, fruto da interferência e intervenção da graça de Deus! E se tornam, então, agentes da bondade. Se levantam em oposição à maldade. Quando esse exército é renascido, ele avança e ninguém pode parar! Por isso o julgamento, quando somos indiferentes, é: "Eu tive fome e vocês não me deram de comer"... "Vocês não foram o contraponto do mal. A maldade estava diante dos seus olhos e vocês não se levantaram contra ela. O caráter de meu Pai não estava suficientemente arraigado para que vocês expressassem, diante do mal, o bem, o amor, a graça, a solidariedade, a justiça, a misericórdia... Então não há de Deus em vocês... Então o lugar de vocês é a perdição..."

           Deus interpela a Igreja para amar através do grito do Filho. Todo ato de solidariedade é uma resposta do Pai ao clamor do filho. É assim que Deus escolheu agir na história da humanidade. Deus ouve o clamor do filho e envia a Igreja como resposta. A Igreja em sentido espiritual, não a instituição Igreja. Neste texto nós vemos Jesus, não naquele que doa, mas naquele que está necessitado. A divindade presente nesta narrativa está naquele que clama! Esse, inclusive, é o mesmo problema do rico na parábola de Lázaro. A indiferença diante da necessidade do próximo!

           Infelizmente a nossa juventude, hoje, é vazia de sonhos! Carecemos de propostas existenciais. Será que o objetivo de nossas vidas será tão somente passar no vestibular, conseguir um emprego legal e comprar um carro maneiro? Não que isso não seja legítimo, mas será que esse é o máximo que podemos almejar? Não falo de conquistas materiais, mas de sonhos coletivos. Utopias mesmo. No melhor sentido da palavra. Estamos carentes de propostas existenciais legítimas e não há melhor proposta do que o Reino de Deus!

           Aqueles que se sentem vocacionados ao Reino pensam em ser pastores, missionários, ministros. Será que alguém pensa em ser vocacionado infiltrado na sociedade? Será que entendemos o que quer dizer: "ser sal"? Porque o sal não pode salgar nada quando fica retido dentro do saleiro! Sejamos pastores numa sala de aula. Sejamos missionários num consultório. Sejamos ministros em meio a podridão do judiciário desse país!

           Precisamos compreender a Missão da Igreja de forma integral, onde a igreja vai para as ruas não para proclamar somente arrependimento e fé para uma salvação privativa. Mas para proclamar que o Reino de Deus chegou e está entre nós. Pois a missão nos foi dada em função da chegada do Reino: "Todo o poder me foi dado no céu e na Terra, portanto ide..." O foco é a chegada do Reino! A missão é sinalizar o Reino. Viver na história de maneira que o Reino seja como aquela cidade edificada sobre o monte, que não se pode esconder. E se alguém quiser entrar nessa cidade precisa se submeter ao seu Rei. Para estar no Reino é preciso nascer denovo. Mas nascer denovo não é um fim em si mesmo. O que nós precisamos é resgatar o conceito de vocação. A coisa não termina quando se levanta a mão na igreja.

            Sim, precisamos rever nosso conceito de vocação pastoral! A agenda do Reino de Deus tem como vocacionados os que dão de comer a tem fome, os que dão de beber a quem tem sede. Aqueles que constroem nossas casas. Aqueles que concertam os carros. Por isso Jesus não diz: "Vinde bendito de meu Pai, pois eu não conhecia o Evangelho e você me deu um folheto!" Ele diz: "Eu tive fome e você me deu de comer... Eu estava morrendo num corredor de hospital e você me atendeu".


            A vocação não precisa passar pelos corredores da religião. Até porque, uma Igreja que quer lavar os pés da nação, tem que ser uma igreja laica! Precisamos multiplicar SERVOS nas igrejas e não, clientes! Nossa vocação é estar no mundo, proclamando o Reino de Deus... É a utopia que move o nosso coração! E já que nós vivemos mesmo de utopias, tenhamos mais essa... Aí, sim, vamos ouvir: "Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo!"