A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Todo mundo odeia o "Isso"!


             A série de TV americana "Todo mundo odeia o Chris" foi sucesso nos Estados Unidos e agora repete a dose no Brasil. A história conta um pouco da adolescência de Chris Rock, um comediante negro que estudou numa escola que só tinha brancos numa época em que o racismo era muito pior do que hoje. Chris parecia estar sempre na mira dos outros. Era foco de vários problemas e alvo de muita perseguição.

          Há alguns meses tenho passado por situações que, quando consigo contar aos mais chegados, despertam reações de certa pena e estranheza... "Poxa vida! Tudo de ruim acontece logo com você, uma pessoa boa..." - É o que alguns amigos me dizem... Alguns deles chegam a duvidar da justiça divina, pois dizem que eu não merecia tantos males de uma só vez.

            De fato é muito ruim ser alvo de tantas coisas ruins... Fui atacado em todas as áreas da vida ao mesmo tempo... Pense em uma área qualquer: saúde, finanças, família, trabalho... Tudo em crise... É verdade que não sou super homem, tampouco super crente. Mas tenho buscado algum equilíbrio em meio ao caos. Em uma só semana, uma série de eventualidades acontece comigo. Na semana dos piores temporais de janeiro, apenas um carro foi danificado por uma árvore que caiu no estacionamento do meu trabalho, adivinha qual??? Não adivinha não que é pecado!

              O pior é quando você quer abrir o coração e desabafar com um colega cristão e ele te diz: "É assim mesmo... Se não tem luta não tem vitória, varão..." Grandes palavras de consolo!!! É grande demais a estupidez dos religiosos que querem nos massacrar com suas atividades eclesiásticas interesseiras em vez de tentar levar uma palavra de carinho ou pelo menos ouvir com atenção as nossas angústias. Afinal, para quem gosta de aparecer e de usar a igreja para se promover, não importam os problemas alheios, principalmente quando tais pessoas tem suas vidas estabilizadas e gozam de grande conforto em seus lares.

          Foi então que resolvi tentar levar as coisas terríveis que têm me atingido com um pouco mais de humor. Lembrei que meu irmão mais novo não conseguia pronunciar meu nome quando pequeno. O máximo que conseguia dizer era "Isso..." ao tentar me chamar de Denilson... Aos quinze anos ele ainda me chama assim - e eu gosto porque é carinhoso. Não sei porque lembrei dessa fase da minha vida, quando era adolescente e brincava com meu irmão caçula. Fase em que, de vez em quando, já tinha a impressão que o mundo me odiava...

          Acho que todos passamos por esses momentos e eles não podem nos fazer achar que não existe justiça no Universo. E que Deus não é justo. Ocorre que o fato de estarmos vivos já nos expõe às contingências da vida. A diferença é que quando nós praticamos a fé, temos estrutura para suportar os momentos mais difíceis... Assim, mesmo que muitas vezes eu me revolte e desanime - e isso acontece mesmo - tenho certeza de que as coisas passam, sejam boas ou ruins... Tudo passa, tudo sempre passará. Afinal, como diz o poeta, a vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito...

          Mesmo quando parece que todo mundo me odeia, tenho a certeza que posso dormir em paz, pois meu Deus tem cuidado de mim. Tem cuidado de nós... Só não seja tão insensível para dizer apressadamente essas palavras aos que sofrem grandes males. Ouça primeiro. Dê importância ao que o outro diz. Ele só quer desabafar. Principalmente porque, eventualmente, o outro posso ser eu... Entende?

Denilson Basílio Costa