A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





domingo, 2 de janeiro de 2011

Vocação profissional e Reino de Deus

          

(Especialmente para Kharolyna!)



             Uma das fases mais delicadas de nossas vidas é aquela em que não sabemos o que fazer de nossa vida profissional. Longas noites em claro e muitos conselhos diferentes fizeram parte da minha trajetória. Cada semana pensava em seguir uma profissão diferente. Desde jogador de futebol até desenhista industrial, passando por escritor, professor e por aí vai...

            Certa vez ouvi um pai contar a história do filho que, ainda criança, disse aos pais quando estava no banco de trás do carro  o seguinte: 
- Papai... Mamãe..Quero ser lixeiro! 
- Ah! Muito bem, meu filho! Por quê? - perguntou o pai.
- Porque eu quero usar um colete que brilha no escuro igual a esse aí do lixeiro!!!

            É engraçado, mas muitos de nós optamos por carreiras pelos motivos mais estranhos que se possa imaginar. Lembrando dos momentos de indecisão pelos quais passei e percebendo a angústia de uma simpática colega, que passa por esse dilema, resolvi tentar ajudar para, pelo menos, amenizar a ansiedade por causa da indecisão.

            "Você sabe que tem uma vocação quando seu conjunto de talentos, capacidades e habilidades está identificado. Os conceitos de inteligências múltiplas e de dons e ministérios indicam que todas as pessoas são dotadas de recursos para realizações úteis. Quando somos conscientes dos recursos que nos são inerentes ou que recebemos e ou adquirimos ao longo da vida, podemos discernir melhor a contribuição que podemos dar para o bem comum."  
Ed René Kivitz - Pastor Batista


            Em outras palavras, a oração é muito importante em todos os momentos de nossas vidas, inclusive nos momentos em que temos de fazer escolhas. Porém, se observarmos bem, Deus também age nos dotando, ao longo de nossas vidas, de dons para fazer coisas que fazemos espontaneamente e com excelência. E a confirmação de que aquilo é a nossa vocação vem quando as pessoas começam a nos elogiar e nos incentivar a prosseguir naquele rumo.

            Quando Jesus diz que o Reino de Deus já começou (Mt 12:28), Ele diz que está inaugurado um novo tempo. Tempo em que o Universo começa a ser redimido. Nós sabemos que a redenção completa só se dará na eternidade, mas isso não nos isenta da responsabilidade de colaborarmos como agentes deste Reino. Fazemos isso não só nas atividades da igreja, mas em todos os ambientes dos quais participamos. Quando seguimos nossa vocação e nos dedicamos à profissão buscando a excelência, estamos sendo sinais do Reino de Deus aqui na Terra.

            Assim, na nossa carreira profissional, seremos sal e luz quando nos enxergarmos como filhos de Deus no local de trabalho, sendo os melhores profissionais que pudermos ser e fazendo aquilo que sentimos que nascemos para fazer. É essa a maneira de trabalharmos em harmonia com Deus para pôr um pouquinho de ordem, de cosmos (beleza organizada) nesse mundo de caos. A humanidade precisa de médicos, professores, garis, pedreiros, técnicos de informática, advogados, donas-de-casa, etc. Devemos usar os dons que recebemos do Pai em favor de um mundo melhor, ainda que saibamos que este mundo tem seus dias contados.

        Certamente você tem habilidades que muitas pessoas elogiam e que você usa com naturalidade e prazer. Talvez seja justamente essa a sua porção de contribuição para a sociedade, sem falar que vai ser o instrumento que Deus vai usar para te dar o pão de cada dia. E não se esqueça: é dom de Deus e, não, sua capacidade e seu mérito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários