A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





terça-feira, 31 de agosto de 2010

Feridos também curam

             
              O mundo é formado por pessoas feridas. Feridas pelos infortúnios da vida. Feridas pelos outros. Parece-me incoerente alguém pensar que para ajudar os outros nós não podemos estar feridos. Quem nunca foi ferido? Alguém se habilita? Pessoas adultas e maduras são pessoas feridas que, apesar disso, continuam vivendo. A grande questão é que são os feridos que curam os outros feridos.

              Enquanto estivermos concentrados nos nossos próprios problemas, as coisas parecerão muito mais difíceis. Estranhamente a felicidade parece acompanhar aqueles que se dedicam a servir aos outros. Aqueles que se dedicam a amenizar o sofrimento dos outros. Se bem compreendo o Evangelho, não é possível servir a Deus sem que se esteja servindo ao próximo.

             Não por acaso conhecemos estas palavras: "Aquele que achar a sua vida perdê-la-á, e aquele que perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á." As pessoas mais infelizes são aquelas que vivem ensimesmadas. Gente egocêntrica, que tem um umbigo existencial praticamente sem fundo. Todos nós temos tendência a sermos assim, uns mais, outros menos. Mas sempre temos a opção de olhar para o lado.

       O apóstolo Paulo foi um dos homens mais sofridos do Novo Testamento. Acusado de traidor pelos judeus. Preso, chicoteado, humilhado e sofrendo com as desconfianças dos cristãos. Os três navios nos quais viajou naufragaram. Para onde ele ia, sabia que muitas dores o esperavam, mas ainda assim ajudou a muitos e deu tremendas lições de alegria em sua carta aos filipenses.
    
       Sempre teremos a possibilidade de ferir como fomos feridos, ou de oferecer ajuda para curar a ferida de alguém. E somente a segunda opção nos ensina o que significa "amar-mos uns aos outros". Que o amor ao próximo seja real em nossas vidas. E que nós possamos aprender a viver alegres apesar das circunstâncias, em harmonia com os outros, a exemplo da eterna harmonia do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários