A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Deus e a pessoa jurídica


              No mundo jurídico sempre há discussões envolvendo as pessoas jurídicas. Uma das questões envolve a possibilidade de ela poder cometer um crime. Pessoas jurídicas são pessoas criadas pela vontade dos homens. Segundo o dicionário Michaelis, são entidades abstratas. São uma ficção. A pessoa jurídica não existe, de fato. Mas nos é útil e indispensável em muitos casos.
            
              Nos dias mais terríveis, naqueles em que chegamos a achar que não há saída lógica e que somente uma intervenção sobrenatural de Deus poderia nos ajudar, muitos de nós encontramos o mistério da presença real de Deus em nossas vidas. É quando o difícil se torna impossível que passamos a entender que Ele não é um mero delírio.

              Muitos tratam a Deus como uma pessoa jurídica. Em muitos momentos, inconscientemente, eu também fiz assim. Talvez muitos pensemos que Ele é uma ficção, criada pelos homens para que tenham algum conforto espiritual. É como se Ele não existisse de fato, como se fosse uma fantasia que nos é útil em alguns momentos. Há quem diga, inclusive, que a fé é para os fracos.

              Mas somente em momentos extremos a maioria de nós consegue sentir que Deus é bem diferente das pessoas jurídicas. Ele existe antes da fundação do mundo, é eterno e é real, de verdade. Assim como as pessoas jurídicas, em geral, Ele também é formado pela união de algumas pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - mas, apesar disto, é um único Deus e nos conduz e sustenta a cada dia.

              Quem confia em seus próprios méritos e nas suas próprias virtudes é que vive no mundo da ilusão, numa dimensão surreal e fictícia. Quando as tragédias nos alcançam temos a oportunidade de enxergarmos que somos pó. Dependemos de Deus para existir, e não o contrário. Ele é o Criador e não criatura nossa. Deus é Espírito, mas não é abstrato, muito menos ficção. Quando vemos o que Ele é capaz de fazer, na prática, podemos fazer a mesma afirmação de Jó: "Antes eu Te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos Te vêem"

2 comentários:

Comentários