A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





sábado, 18 de dezembro de 2010

O Deus Criador e o deus criado

            


             Houve um tempo em que eu pensava estar perdendo a fé. Isto aconteceu porque comecei a me sentir, no mínimo, desconfortável com o tipo de mensagem vinda de alguns púlpitos de igrejas evangélicas, ou mesmo da TV ou rádio. Mensagens do tipo: "Vai dar tudo certo!"; "Se você der uma oferta de sacrifício, Deus abrirá a mão para te abençoar sete vezes mais"; "Você precisa ser rico"; "Vou liberar uma palavra de vitória para você". Como assim? A palavra de vitória estava "retida" e agora foi "liberada"? Entrei em crise. E entrei em crise porque todas aquelas idéias eram extraídas de versos da própria Bíblia Sagrada - ou pelo menos eu pensava que eram.

            Confesso que minha reflexão não é nada original. Graças a Deus já existe um exército de gente que percebeu que algo estava estranho demais em boa parte das igrejas por aí... Ricardo Gondim, Caio Fábio, Ariovaldo Ramos e, principalmente, Ed René Kivitz, são teólogos que já expõem sua insatisfação com a face neoevangélica da igreja, há muito. Resta-me unir a eles.

           É óbvio que não quero dizer que tudo o que se faz lá é desprezível e tem de ser jogado fora. Quem faz isso são as seitas. Mas prefiro compartilhar alguns pensamentos com aqueles que estão se sentindo peixes fora d'água em suas congregações.

           Estaria eu me tornando um cético? Creio que não. De fato, uma crença morreu para mim. Um deus morreu para mim. Um deus que dizia: "- Venha para mim e pare de sofrer!!!" Esse deus morreu. Morreu porque se mostrou um deus falso. Falso porque sua forma de agir foi criada na "subcultura da religiosidade evangélica" e não retirada das Escrituras.

           O deus criado fica de plantão para poupar os fiéis das tragédias, evita sofrimentos dos mais crentes, satisfaz os desejos dos mais íntimos e promete dar vitória aos cristãos nas disputas contra os "mundanos". Sem falar da super prosperidade e das "unções" dos mais variados tipos. Foi desse deus que Freud zombou. Um deus que é manipulado por nós. E que existe para nos satisfazer.

          Não faz sentido um relacionamento com um deus movido a promessas de bênçãos e retribuições. Tampouco é natural uma obediência cega a líderes religiosos abusadores, por medo de receber maldições como aquelas relatadas no Antigo Testamento. Deus não é um ídolo a serviço dos fiéis. Não importa se o método para atraí-lo é uma "oferta de sacrifício" ou uma galinha com farofa na encruzilhada. Estou farto de mandinga "gospel".

          Não é verdade que 2010 seria nota 10! E não é verdade que 2011 será nota 11. Isso é mentira! É infantil. Beira o ridículo. Não é verdade que uma oferta de R$ 900, feita em 2009, faz com que Deus libere todas as bênçãos que estavam retidas no céu para você, como tentam nos empurrar, goela abaixo, os "profetas" norte-americanos, profissionais da "arrecadação financeira", idolatrados por uma face da igreja brasileira.

         Todo fim de ano é a mesma coisa: "- Ano que vem, eu profetizo que você vai realizar todos os seus sonhos!".  " Receba, meu irmão, eu sou profeta de Deus na sua vida". Mentira! Mentira! Mentira!

         Precisamos nos livrar dessa confusão de sincretismo religioso. Chega de e-mail dizendo que "dentro de quatro minutos receberás uma boa notícia". E coisas do tipo: "Amanhã, o teu milagre vai chegar"

         Há milhares de pessoas no país que, apesar da sua fé em Cristo, passam dificuldades e sofrem dores terríveis diuturnamente. O fato de alguns versículos tirados da Bíblia e lidos por um líder religioso parecerem promessas de sucesso, sempre, não quer dizer que foi isso que a Bíblia quis dizer. Essas palavras de otimismo, "vai dar tudo certo", podem até trazer algum conforto, mas quando não dá tudo certo para aquele que entende ser fiel a Deus, geralmente ele se revolta e abandona a fé. Eis o perigo do engano e do auto-engano.

         Sejamos maduros e, não, massa de manobra. Não vai dar tudo certo o tempo todo. Não é isso que o Evangelho garante. Mas Jesus nos diz que quem ouve os seus ensinamentos e os pratica é como o homem sábio que construiu a sua casa na rocha, caiu a chuva, vieram as enchentes e o vento soprou com força contra ela. Porém, ela não caiu porque havia sido construída na rocha.

         Tempestades virão. São o ônus de estarmos vivos. Mas não estamos sós quando passamos por ela. É isso que nos garante o Deus Criador, totalmente antagônico ao deus criado...

2 comentários:

  1. É Denilson... muito bom texto. A Cruz parace não estar na "moda" nos pupitos... mas eis que surgem pessoas como vc que conseguem enxergam alem da manipulação! Continue crescendo na graça de Deus!

    a Paz de cristo amigo...

    ResponderExcluir
  2. Certa vez vi uma pregação que o pregador disse assim....
    Hoje aqui a única chave que vai ser dada, é aquela para apertar os parafusos de crentes que estão se soltando do lugar onde se deve estar!
    E é verdade meu irmão, muitos pregadores só pregam benção financeiras, que faz uma pessoa acreditar que seu galardão deve ser recebido aqui na terra, e que é melhor do que no ceu! Esquece de pregar o arrependimento ao povo, de buscar o reino de Deus e sua justiça, esquece de mandar o povo ler a bíblia....enfim..... Só Deus para nos ajudar!

    ResponderExcluir

Comentários