A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





quinta-feira, 30 de junho de 2011

De cabeça pra baixo

             

             Após dois meses de silêncio, senti vontade de escrever novamente. Foi muito difícil conviver com os duros golpes que levei da vida desde o meado do ano passado até agora. No dia em que completo 27 anos de idade, me pus a fazer algumas reflexões acerca de como está a minha vida e de como está o mundo, de forma geral. Seria cômico, se não fosse trágico perceber que, no mundo de hoje, a virtude é motivo de vergonha. Ser bondoso, honesto, educado, gentil e tentar ter qualquer tipo de postura ética chega a nos fazer alvo de críticas sem fim. Alguns chegam a rotular um sujeito de bem como "otário". Como disse Rui Barbosa:

           "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."

             Isso é triste. A pressão pra que nos tornemos mais um repetidor dos padrões atuais é muito grande. Sobretudo quando se é um jovem, homem, solteiro e crente. Parece que todos vêm um ET quando alguém devolve o troco a mais dado de forma errada pelo trocador do ônibus, quando se recusa a compactuar com um furto de prova da faculdade ou quando se abre mão de exigir os direitos em prol do benefício de um desconhecido que bateu no seu carro.

             Claro que nem sempre nós fazemos o que deveríamos. Eu e todos os jovens cristãos do mundo cometemos erros e deslizes vez por outra. Mas o padrão não pode ser o erro. O erro é acidente de percurso. Mesmo quando tentei desistir de ser "eu" e tentei parecer "igual a todo mundo", a experiência mostrou que não dá certo. Mesmo sendo visto como excessivamente ingênuo ou bonzinho, sigo nesse rumo da tentativa - veja bem, tentativa - de agir com o máximo de pureza de coração possível.

             Afinal, com a licença do Milton Nascimento, "há um menino, há um moleque morando sempre no meu coração. Toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão... E me fala de coisas bonitas que eu acredito, que não deixarão de existir. Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor. Pois não posso, não devo e não quero viver como toda essa gente insiste em viver. E não posso aceitar sossegado qualquer sacanagem ser coisa normal...Toda vez que a tristeza me alcança o menino me dá a mão. Toda vez que o adulto fraqueja, o menino me dá a mão."

              Que esse menino renasça no dia de hoje!

2 comentários:

  1. gOSTEI MUITO DESSAS SUAS PALAVRAS
    E QUE REALMENTE EM MAIS UM ANO Q COMEÇA NA SUA VIDA VC POSSA RENASCER.
    PARABEÉNS PELO NIVER E POR SER QUEM VC É.

    ResponderExcluir
  2. Bom texto!
    Que não seja nossa geração "repetidores de padrões" em meio a um mundo de "clones"!
    To contigo... vamos juntos!

    ResponderExcluir

Comentários