A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Já estou cheio de me sentir vazio

           

         A queixa de Renato Russo, na música "Baader Meinhoff Blues" é a mesma queixa de boa parte da humanidade. As pessoas estão cada vez mais ocupadas. Cada vez mais atarefadas. E tendo relacionamentos cada vez mais superficiais. Os estudiosos chamam isto de utilitarismo. Utilitarismo é o que acontece quando nós nos aproximamos das pessoas já calculando o que elas podem nos oferecer. Achamos que todos os nossos passos têm de ter alguma finalidade. Se pergunta: "O que eu vou ganhar se fizer isso ou aquilo?" Desse jeito, deixamos de lado aquelas amizades espirituais, onde estamos ao lado de pessoas sem motivo algum. Sem interesse. Só porque gostamos delas.

         A sociedade consumista quer sugar tudo o que vê pela frente. Não é raro vermos jovens famosos, ricos e poderosos sendo vítimas de mortes trágicas como a de Amy Winehouse. Mesmo tendo de tudo na vida, aparentemente, essas pessoas tentam suprir o vazio que sentem na alma através do sucesso, da fama, das bebidas, das noitadas, das paixões desenfreadas e principalmente das drogas. Tudo por que dentro de nós há uma espécie de sanguessuga, um bicho come-come que tudo quer traçar e nunca está satisfeito.

           Recentemente os cientistas chegaram à conclusão de que o ser humano possui um espaço no cérebro destinado à fé. Parece que já nascemos com esse lugar reservado para a busca pelo sagrado e pela espiritualidade. Isto explica porque em todas as culturas há crenças religiosas. E explica também por que tanta gente tenta ser feliz depositando suas vidas no carro do ano, na carreira dos sonhos, no grande amor da sua vida, na poupança gorda. O umbigo existencial da humanidade é um poço sem fundo. Somente o Deus eterno pode preencher esse vazio sem fim. Assim, podemos experimentar a paz que excede todo o entendimento, como diz o apóstolo Paulo.

          Quando comecei a ter uma certa intimidade com o Papai, deixei de fazer coro com o Renato Russo, pelo menos nessa frase. Não mais me sinto cheio de estar vazio. Pois aquele vazio foi preenchido pelo amor eterno e agora ainda que haja momentos de fraqueza, tristeza e solidão, estes são breves, pois o que permanece é a sensação de saciedade que Ele me deu.

           Chega de se sentir vazio. É possível se sentir feliz enquanto se corre atrás do futuro. Com ambição de crescer na vida e prosperar, mas de forma saudável e solidária, como Jesus nos ensina.

Um comentário:

  1. O vazio existencial repousa em um mundo onde quanto mais se tem, mas se quer! Mas como vc já escreveu... existi um Deus que pode preencher, e somente Ele!

    ResponderExcluir

Comentários