A palavra aramaica "Abba" - que significa papai - expressa muito bem quem é o verdadeiro Deus dos cristãos: Aquele que quer se relacionar conosco como o nosso Papai, o Deus que é amor incondicional...





terça-feira, 27 de julho de 2010

"Abba": O Pai de Jesus


              "Abba" é uma palavra de origem hebraica que significa "papai" falada por uma criança. Seria algo como: "papa"...

              De forma geral, a religião institucionalizada tenta nos empurrar goela abaixo a imagem de uma divindade cruel, que nos amaldiçoa e vive nos censurando em tudo o que fazemos. Essa divindade mata e manda matar em seu nome. Faz distinção entre espaço sagrado e profano, quer ser adorada num dia específico e exige sacerdotes profissionais que realizam um culto em homenagem a ela.

             O Deus que Jesus nos apresenta nada tem a ver com isto. O Pai de Jesus se revelou por completo através dele, deixou claro que o cristianismo não precisa de templos e de dias santos para existir, nos ensinou que a verdadeira adoração ocorre através da prática do amor ao próximo e que seu desejo não é lançar bolas de fogo sobre aqueles que não o aceitam.
             Realmente não é nada interessante para o mercado religioso - o mercado da ilusão - que alguém pregue um Deus que nos ama como somos, apesar de não nos deixar como estamos. Pois isto acabaria com a indústria da fé. Por isso tentam, até hoje, escondê-Lo. Afinal, as pessoas querem mesmo é um Deus poderoso para fazer o que elas desejam, dar-lhes a vitória e "colocá-las como cabeça e não como cauda". Ninguém quer um Deus que manda perdoar, que avisa que vamos sofrer muito por Ele e que quer transformar egoístas e egocêntricos em gente que dá a outra face.
            Ele é aquele que ensina a orar pelos nossos inimigos, que perdoa as nossas dívidas. Por isso, nos encoraja a fazer o mesmo. Em suma, é o Amor em si mesmo. Ele não está preso a lugares, objetos ou dias sagrados. Ele é aquele que nos ensina a serví-Lo através do serviço ao próximo. É um Deus que se importa com as pessoas. Esse, sim, é o Deus e Pai de nosso senhor Jesus Cristo, como já disse o apóstolo Paulo. E é, também, o nosso Pai, o nosso "Abba".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários